Um grande desafio na vida das mães é a melhor forma de educar seus filhos, saber a hora certa para liberá-los ou prende-los de novas experiências, essa e outras milhares de dúvidas fazem parte da criação dos filhos.
A maioria dessas dúvidas vai à ordem prática da vida: até que idade deve usar chupeta, usar fralda, andar sozinha de ônibus, sair sozinha e etc. Isso é como se eles esquecessem a referencia de ser pai e mãe, como se quisessem que viesse isso tudo escrito no manual da criança, explica um psicólogo.
Ele conta que Vivemos um tempo em que os pais estão aprendendo a serem pais e mães em uma sociedade plural e democrática, na qual os laços de autoridade e respeito não estão construídos dentro de relações de hierarquia pré-estabelecida. Alguns pais prendem muito seus filhos para que não entrem em contato com as durezas da rua e da relação entre os adultos e outros jovens.
Essa nova geração está ligada a tecnologia que aponta para a internet que pode ser usada para construção de novas relações democráticas e plurais, As novas tecnologias têm a capacidade de aprimorar a comunicação entre as pessoas e de difundir a informação, o que permite aos jovens conhecer o mundo muito melhor do que a gente em nossa época.